Produtos de construção: Avaliação da libertação de substâncias potencialmente perigosas – Perspetivas futuras

Coorganiza:

LNEC

sinopse:

Os produtos de construção contêm substâncias orgânicas e inorgânicas que podem ser libertadas no ar interior dos edifícios, no solo e na água,

podendo pôr em risco a saúde humana e o ambiente. A nível europeu tem havido um esforço crescente com vista à implementação do Requisito básico “Higiene, saúde e proteção do ambiente” nas obras de construção, como previsto no Regulamento dos Produtos de construção (RPC). Para este efeito a Comissão Europeia, através do comité técnico - CEN/TC 351 “Construction products: Assessment of release of dangerous substances”, tem desenvolvido vários métodos para avaliação dos produtos de construção relativamente à libertação de substâncias para os diferentes cenários de aplicação. A implementação destes métodos permitirá que a Declaração de Desempenho dos produtos, preconizada no RPC, possa englobar a libertação de substâncias perigosas. Para além do contexto legal, o recurso a métodos comuns para avaliar essa libertação pode também ser uma boa ferramenta para melhorar a consistência de dados usados na avaliação dos impactos ambientais reportados nas Declarações Ambientais de Produto (DAP) e na atribuição de rótulos ecológicos voluntários. Embora haja ainda um longo caminho a percorrer, o conhecimento sobre o desempenho dos produtos de construção, relativamente à libertação de substâncias, permitirá aos projetistas, arquitetos, construtores e consumidores uma escolha mais informada de produtos de construção, numa perspetiva de impacto na saúde humana e no ambiente.

programa:

Público-alvo: Engenheiros, arquitetos, donos de obra e outras entidades promotoras, investigadores científicos, estudantes do ensino universitário e politécnico e público em geral.


Autores:

  • Eng.ª Helena Silva (Oradora)
  • Eng.ª Isabel Martins


Programa

  • Enquadramento do tema
  • Contexto legislativo
  • Metodologias de avaliação
  • Declarações ambientais de produtos e Rótulos