Metodologia técnico-económica de apoio à decisão na reabilitação sustentável de edifícios

Coorganiza:

LNEC

sinopse:

No âmbito de uma reabilitação, e tendo em consideração os objetivos traçados de sustentabilidade e de eficiência energética dos edifícios,

os decisores são frequentemente confrontados com questões como: qual o critério que devem adotar para escolher as soluções de reabilitação e que soluções de reabilitação devem selecionar e aplicar nos edifícios. Fatores económicos, ambientais e, inclusive, sociais devem estar na base dessas decisões. Neste webinar, apresenta-se uma perspetiva técnico-económica de rentabilidade das soluções de reabilitação a implementar nos edifícios, estabelecendo um equilíbrio ótimo entre os investimentos efetuados e os custos de energia economizados ao longo do ciclo de vida do edifício, identificando as soluções de reabilitação energética que conduzem a esse equilíbrio. Para tal, são analisados dois métodos de cálculo de custos e são definidas as categorias de custos que devem ser utilizadas no cálculo do custo global das soluções durante um ciclo de vida económico definido.

programa:

Público-alvo: Engenheiros, arquitetos, donos de obra e outras entidades promotoras, investigadores científicos, estudantes do ensino universitário e politécnico e público em geral.


Oradora:

  • Eng.ª Ana Brandão de Vasconcelos


Programa

  • Modelos de avaliação económica
  • Metodologia técnico-económica (custo-ótimo)
  • Exemplo de aplicação
  • Análise custo-eficiência das soluções