Conservar, evitando destruir e voltar a construir, a forma mais sustentável de reabilitação: as argamassas de cal na reabilitação.

Coorganiza:

LNEC

sinopse:

O uso adequado dos materiais no contexto da reabilitação aumenta o tempo de vida útil das construções,

reduzindo a necessidade de intervenções precoces, permitindo no caso dos edifícios com valor cultural, uma melhor preservação desses valores, mas também, em todos os casos, uma menor geração de resíduos e, consequentemente, uma melhor gestão dos recursos naturais, e até mesmo a diminuição dos custos de intervenção. Assim, é cada vez mais importante ter um conhecimento profundo dos materiais, a fim de se prever o seu comportamento futuro. Esse conhecimento permitirá, de forma fundamentada, estabelecer recomendações para o uso de diferentes materiais para aplicação como argamassas de substituição, assim como otimizar soluções integradas, com caraterísticas de compatibilidade, eficiência e sustentabilidade. Os agregados, sendo parte integrante das argamassas e muitas vezes definidos como o seu “esqueleto”, têm influência direta no comportamento das argamassas, assim como no aspeto final dos rebocos, principalmente no caso das argamassas de cal. Assim, com o objetivo de contribuir para um conhecimento mais profundo do efeito
dos agregados nas propriedades microestruturais das argamassas e, consequentemente, no seu desempenho, é discutida a importância da curva granulométrica e da natureza mineralógica das areias nas características e na durabilidade das argamassas de cal para revestimentos e estabelecem-se recomendações tipo sobre o uso de diferentes agregados para aplicação em argamassas de substituição para paredes de edifícios antigos.

programa:

Público-alvo: Engenheiros, arquitetos, donos de obra e outras entidades promotoras, investigadores científicos, estudantes do ensino universitário e politécnico e público em geral.

 

Oradoras:

  • Eng.ª Ana Rita Santos
  • Eng.ª Maria Rosário Veiga

 

Programa

  • Estratégias de reabilitação e de sustentabilidade
  • Soluções compatíveis
  • Influência dos agregados na definição das características das argamassas de revestimento
  • Importância dos agregados na durabilidade das argamassas de revestimento
  • Soluções de reparação otimizadas e viáveis